ASSOCIAÇÃO DE MUNICÍPIOS DO DISTRITO DE ÉVORA - Gabinete SIGAMDE

A AMDE é composta pelos municípios de Alandroal, Arraiolos, Borba, Estremoz, Évora, Montemor-o-Novo, Mora, Mourão, Portel, Redondo, Vendas Novas, Viana do Alentejo e Vila Viçosa. Tem por fim a realização de atribuições conferidas por lei aos municípios ou a realização de quaisquer interesses compreendidos nas atribuições destes, nomeadamente:

  • Promover estudos e acções, elaborar e gerir projectos e planos comuns nos domínios da cultura, do desporto, dos tempos livres, da educação, da saúde, da segurança social, da informação, do ordenamento do território, da defesa do meio ambiente, das infra-estruturas e da gestão comum de meios e recursos, com vista com vista ao desenvolvimento económico, social e cultural das populações do distrito;
  • Representar os municípios associados perante os órgãos de soberania, sem prejuízo da autonomia e da representação directa daqueles.

Assim a AMDE é responsável por diversos projectos na área do desenvolvimento, ambiente e ordenamento do território dos quais destacamos o Sistema de Resíduos Sólidos Urbanos do Distrito de Évora – com a criação da GESAMB – empresa intermunicipal para a gestão dos Resíduos Sólidos Urbanos (www.gesamb.pt), o Controle de Qualidade das Águas para Consumo, a Modernização e Qualificação dos Serviços Municipais, a Criação dos Sistemas de Informação geográfica municipais (SIGAMDE), a Aquisição e Manutenção de Cartografia Digital, a criação de aplicações SIG e WEBSIG, a dessiminação da utilização da infrmação geográfica do distrito (www.caminhosdeevora.pt) e outros na área dos SIG e Cartografia Digital, da responsabilidade do Gabinete SIGAMDE. O gabinete SIGAMDE foi criado em 1998 e tem como objectivos a implementação e consolidação dos Sistemas de Informação Geográfica para os municípios associados e a criação e manutenção de uma Base de Dados de Informação Geográfica (BDIG) que constitua a Infra-estrutura Espacial de Apoio ao Planeamento (IEAP) municipal. Alguns dos projectos anteriores:

  • Aquisição de Cartografia Digital

    A AMDE tem vindo a constituir parcerias com operadores de serviços públicos, nomeadamente com a SLE – Electricidade do Sul (actualmente com a EDINFOR) e a Portugal Telecom, para a aquisição de cartografia em formato digital à escala 1:1000 e 1:5000 para os municípios, e com o IGP – Instituto Geográfico Português, para a aquisição de cartografia à escala 1:10000 para as áreas rurais e à escala 1:2000 para as áreas urbanas do distrito de Évora, assim como para a vectorização do cadastro rústico.

  • Criação da Base Geográfica de Referenciação da Informação (Bgri2001)
  • A AMDE colabora desde 1998 com o Instituto Nacional de Estatística – Direcção Regional do Alentejo, para a constituição da Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRI) e da Base de Segmentos de Arruamentos (BSA). De 1998 a 2001, elaborou toda a cartografia para o apoio aos Censos de 2001 nos municípios associados. A BGRI é constituída pelas secções e subsecções estatísticas geo-referenciadas e envolveu a actualização da Base Geográfica de Referenciação da Informação (BGRE91) utilizada nos Censos de 1991, em SIG (ArcInfo/ArcView), tendo a actualização sido efectuada com base em cartografia digital actual e ortofotomapas à escala 1:10000, cobertura do Instituto Geográfico do Exército de 1998-1999.

  • Participação em diversos projectos de cooperação transfronteiriça e transnacional no âmbito do Programa INTERREG e outros:
    • Coordenação SIGs – 1997-2001

Projecto Interreg de Cooperação Transfronteiriça entre Portugal e Espanha para a coordenação e compatibilização de dados geográficos e Sistemas de Informação geográfica numa perspectiva de desenvolvimento dos espaços rurais de baixa densidade.

    • PLANEXAL – 2003-2005

Projecto Interreg de Cooperação transfronteiriça “Reconhecimento territorial para abordar estratégias comuns de ordenação e planificação urbano-territorial Extremadura-Alentejo Central”.

    • GEOALEX - 2004-2006

“Modelo Geográfico de gestão ambiental e territorial para espaços rurais de baixa densidade”.
Cooperação para o desenvolvimento do território transfronteiriço; Desenvolvimento conceptual de um modelo de gestão Territorial e Ambiental (GESTA); criação de um mapa contínuo da área Alentejo - Extremadura.

    • GEOMETA – 2000-2001

“Elementos Mínimos Geográficos para Análise Territorial e Ambiental “
Contribuir para o desenvolvimento de novas aproximações metodológicas de análise espacial em avaliação ambiental e planeamento territorial, baseadas em SIG.

    • Technolangue – 2004-2006

Integração entre as linguagens de planeamento e a informação tendo em vista a construção de cartas interactivas do espaço Medocc-Meda e dos respectivos sistemas de transporte.
Criação de cartografia digital de uso do solo (Carta 1), dos instrumentos de planeamento (Carta 2) e a elaboração de uma carta múltipla que é a fusão de ambas, pondo em evidência os cenários de desenvolvimento sustentável e as estratégias de desenvolvimento sustentável para as áreas marginalizadas e periféricas da Medocc – Meda.

    • OTALEX – 2005-2007
    OBSERVATORIO TERRITORIAL ALENTEJO-EXTREMADURA (OTALEX) - PIC Interreg III A España – Portugal, Eixo 1 ,medida 1.3.

Criação de um observatório territorial do espaço transfronteiriço Alentejo Extremadura. Criação de uma Infraestrutura de dados Espaciais, que permita às diversas instituições ter acesso a informação ambiental e territorial de ambos os lados da fronteira.

  • Criação de diversas aplicações para intranet e Internet, entre as quais,

    • SEA – Aplicação Sócio-económica de âmbito municipal – caracterização sócio-económica do distrito com base na sub-secção estatística e nos dados dos Censos de 1991 e 2001.
    • SIGRSU – SIG aplicado aos resíduos sólidos urbanos - aplicação para a gestão do Sistema de recolha e tratamento de Resíduos sólidos urbanos. Georreferenciação de ecopontos e definição de circuitos de recolha.
    • Caminhos de Évora – O distrito em mapas – aplicação de visualização IG do Distrito – www.caminhosdeevora.pt – com a possibilidade de pesquisa de topónimos de lugares, vias, de visualização de pontos e rotas de interesse turístico e de serviços e equipamentos disponíveis no distrito de Évora.
  • Formação e apoio técnico aos municípios na área da cartografia digital e dos Sistemas de Informação Geográfica.

 

Para mais informações consulte o site da AMDE em www.amde.pt